Biografia

Esther Carrenho é psicóloga clinica, palestrante, facilitadora de Grupos de Crescimento e Integração, Grupo de Casais. É autora de alguns livros e tem outros em projeto. Colunista de revistas. Nasceu em 06 de fevereiro de 1947, no interior do Estado de São Paulo. É casada, tem dois filhos e quatro netos. Estudou teologia na Faculdade Batista de Teologia em São Paulo.
Dedica-se quase de tempo integral ao consultório particular, atendendo adultos e dando supervisão para outros profissionais da área de psicologia. É cristã e tem em Cristo, não só como objeto de sua fé, mas também como modelo de relação de ajuda e exemplo de vida integrada, como ser humano. Faz academia, por acreditar que exercícios físicos diminuem as dificuldades do envelhecer.

Sente-se realizada e gosta muito do seu trabalho. Tem um interesse genuíno por cada pessoa que atende em seu consultório.

Ama viajar, tanto para o Brasil, como para o exterior, para conhecer, sem pressa, novos lugares, pessoas, comidas, detalhes e costumes. Levanta cedo. Ama a cidade de São Paulo.
Gosta de caminhar no Parque Ibirapuera, Avenida Paulista e no centro velho de São Paulo. É apaixonada pelos netos e tem muito carinho e paciência quando está na companhia deles.
Encanta-se com as particularidades e talentos de cada uma das crianças. Gosta de cinema, praia e montanhas. Ama, de paixão, sorvete, tipo italiano, e bacalhau. Gosta muito de ficar em casa sem horário determinado. Gosta do silêncio e de tempo a sós.

Detesta experimentar roupas, quando precisa comprar. Não gosta de anéis. Perde casacos e sombrinhas. Ainda está aprendendo a lidar com mentiras. Não tem paciência com filas e congestionamentos. Prefere ficar sem o produto, da fila, e o passeio do congestionamento. Odeia aglomeração de pessoas. Prefere ficar de longe. Como já foi assaltada, está sempre atenta e com medo da violência.

 

Infância:
Primeira filha de uma família de sete irmãos. Desde muito pequena que tinha muito desejo pela leitura. Como morava numa zona rural, não tinha acesso a livros, mas lia todas as paginas de jornais, que vinham embrulhando algum produto que os pais compravam na cidade mais próxima, Marília. Com nove anos deixa a casa dos pais e vai morar com o avô materno para dar continuidade aos estudos. Volta para casa, mas aos 13, o pastor da igreja que freqüentava solicita licença para seus pais, e a leva para a cidade, onde ela ajuda com o cuidado das crianças e retorna aos estudos.

 

Adolescência e juventude:
Passa sua adolescência entre ser babá, ajudar nos serviços caseiros e estudar a noite. Continuava devorando livros e com muita gana de estudar. Com dezoito anos deixa o interior e vem para São Paulo em busca de continuar os estudos e trabalhar para um futuro melhor. Trabalhou como auxiliar de contabilidade em duas empresas. Termina o colegial técnico, mas tem dificuldades em dar continuidade aos estudos. Conhece Eliel Carrenho, com quem está casada até hoje. Os filhos chegam e ela se dedica a eles com afinco, deixando de lado o sonho de cursar a universidade.

 

Psicologia:
Ganhou, como presente de aniversário, aos quarenta e cinco anos, o curso de psicologia. Prestou vestibular, passou e com afinco e mérito terminou o curso. Como voluntária, trabalhava numa comunidade religiosa exercendo a função de conselheira quatro horas por semana. Isto facilitou e abriu portas para o exercício da profissão como psicóloga clínica, na qual atua até o presente.

“Carrego a tristeza de perceber que o avanço da tecnologia da comunicação, que encurta as distâncias, e que pode ser tão útil nos relacionamentos, tem sido o meio onde a presença, por inteiro, é eliminada. Com o passar do tempo temos menos olhar nos olhos. Não temos mais o tocar e nem a escuta concentrada. Temos apenas seres com o corpo visível, mas o coração e a cabeça estão na comunicação virtual. Perdemos a alma.”

Anúncios

35 Comentários (+add yours?)

  1. Esther Carrenho
    out 28, 2011 @ 18:31:51

    Gostei de rever o resumo da minha história…

    Responder

  2. Rubenita Devidé
    out 28, 2011 @ 19:36:18

    Oi “madrinha”,gostei muito de ler seu resumo, principalmente porque li aqui na “terrinha” onde tudo começou prá vc.Bjos, Rubenita Devidé.

    Responder

  3. Galdino Morais
    nov 11, 2011 @ 18:17:07

    Como faço para entrar em contato com você amada?
    abraço.

    Responder

  4. Esther Carrenho
    nov 11, 2011 @ 20:47:39

    Escrevo para seu e-mail, ok? Abraço.

    Responder

  5. Esther Namba Nishitani
    nov 23, 2011 @ 01:08:33

    obrigada por dividir este espaço!
    abraços!!

    Responder

  6. Ramsés Júnior
    nov 23, 2011 @ 15:57:13

    Esther gostaria de entrar em contato com vc? e-mail, tel,

    Responder

  7. Maria Condado
    nov 30, 2011 @ 11:00:51

    Olá Esther,

    Como posso entrar em contato com vc?

    Onde é seu consultório?

    Responder

  8. viridiana pires
    abr 16, 2012 @ 13:51:43

    Faz pouco que conheci seu trabalho. Estou lendo seu livro, Depressão: tem luz no fim do túnel. gostaria muito de poder entrar em contato com você,mas visto que moro no Rio Grande do Sul, só será possível se nos comunicarmos via e-mail.Estou passando uma das fases mais cruéis de minha vida, desesperada.

    Responder

  9. Silmara Pavão Teixeira
    abr 08, 2013 @ 22:50:58

    Oi Esther! Sou psicóloga e gostaria de fazer supervisão, como faço para entrar em contato com vc?
    Silmara

    Responder

  10. Silmara Pavão Teixeira
    maio 09, 2013 @ 01:48:47

    Esther!
    Nao recebi seu email por favor me envie novamente
    sil_pavao@hotmail.com

    Responder

    • Esther Carrenho
      maio 10, 2013 @ 22:11:50

      Recebeu agora, Silmara.
      O telefone do consultório é 11 5084.6163
      Abraço.

      Responder

    • Esther Carrenho
      maio 10, 2013 @ 22:57:33

      Mandei novamente. Vc recebeu? Se não, ai va o telefone do consultório 115084.6163
      Abraço

      Responder

  11. LUANNA SIMOES SANTOS
    maio 27, 2013 @ 18:05:08

    ASSITI UMA DAS SUAS MINISTRACAOES E FOI MARCO NA MINHA VIDA…………….. OBRIGADO

    Responder

    • Esther Carrenho
      jun 23, 2013 @ 13:27:26

      Oi Luanna

      Fico contente que você foi ajudada.
      Obrigada pelo seu retorno. Faz muito bem para meu animo.
      Abração.

      Responder

  12. plugnplayob
    set 07, 2013 @ 15:28:08

    Muito bom o blog, as historias, os textos a biografia! Vamos utilizar alguns de seus textos para a reflexão de nossos jovens em nosso blog. Logico vamos colocar a referencia e o link de seu blog! Deus abençõe! Fábio – Jovens ministerio Plugn Play – Ouro Branco – Mg

    Responder

  13. Auricéia
    maio 12, 2014 @ 18:54:37

    Paz querida.. Como faço para ter seus contatos.. Queremos trazê-la aqui em nossa Igreja.. Fico no aguardo.. Bjs

    Responder

  14. Evangelista Lucas Higorashi
    set 18, 2014 @ 16:35:28

    Oi Esther, paz .
    Fico Feliz de ver seu trabalho, sou estudante de psicologia, me manda o link de seu facebook ou email…. Deus abençoe seu ministério.

    Responder

  15. Esther Carrenho
    set 18, 2014 @ 23:32:36

    Lucas
    Alegra-me sabe que meu trabalho lhe faz bem.
    Abraço.

    Responder

  16. Timoteo Madaleno Vieira
    set 24, 2014 @ 13:08:23

    Prezada Esther,

    Enviei um e-mail à sra. na última semana, convidando-a para um evento em Goiânia, no mês de dezembro. Tanto fiz o convite como solicitei sua ajuda para divulgar o evento. Será um evento de reflexão acadêmica (VI Seminário Interdisciplinar), com um tema não apenas relevante, mas urgente no nosso tempo: DECADÊNCIA E MORTE DO CAPITAL AFETIVO: Pragmatismo ético e erotismo cultural na sociedade pós-afetiva.

    O palestrante será o Prof. Dr. Anderson Clayton Pires. Ele utiliza uma abordagem interdisciplinar para propor teses teóricas inéditas acerca de temas relevantes (e urgentes) que têm gerado demandas para terapeutas, conselheiros e outros prestadores de ajuda às pessoas.

    No e-mail, também enviei alguns artigos do Prof. Anderson.

    Gostaria muito de confirmar se a Sra. recebeu o e-mail e se tem interesse em se inscrever e divulgar para outras pessoas. É uma oportunidade de ouvir algo realmente novo, sobre um tema que está presente, o tempo todo, no cotidiano de que vive no mundo atual.

    Aguardo seu retorno e desde já agradeço.

    Cordialmente,

    Timoteo Madaleno Vieira

    Responder

  17. Ester Watanabe Bardela
    out 13, 2014 @ 18:48:23

    Oi, Esther!
    Poderia me passar seus contatos do consultório?
    Grata, Ester Watanabe Bardela

    Responder

  18. Fernanda Rugg
    nov 03, 2014 @ 01:12:03

    Olá querida Esther…tenho pensando muito em você nós últimos dias. Adorei ver o seu blog e estou com muitas saudades!! Bjo grande. Fernanda Rugg.

    Responder

    • Esther Carrenho
      nov 30, 2014 @ 18:53:48

      Ola Fernanda.
      Coisa boa ser lembrada por você. Escrevo em particular. Ok?
      Beijo

      Responder

  19. Ismael Matos da Silva
    mar 16, 2015 @ 19:48:36

    Olá Esther Carrenho,

    Sou Ismael Matos, aluno de teologia da UNIGRANRIO – RJ. Estou me formando nesse semestre e minha monografia fala sobre depressão: Aconselhamento Pastoral na depressão.

    Estou lhe escrevendo primeiramente para lhe parabenizar pelo seu livro: Depressão: tem luz no fim do túnel. É um excelente livro. Tem sido a minha principal citação na monografia.

    Minha monografia está dividida da seguinte forma:

    No primeiro capítulo procurei conceituar a depressão. Tratei ela ao longo dos séculos, desde o mundo antigo até os dias de hoje. Falei um pouco sobre o pensamento do mundo antigo, sobre a origem da palavra melancolia, bile negra, espiritualização da doença na idade média. Depois falei sobre causas, sintomas, tipos de depressão e abordei um pouco sobre o sofrimento como causa natural da vida e sobre o perigo de diagnosticar o sofrimento natural como depressão.

    No segundo capítulo estou tratando a depressão na bíblia. Estou com dificuldades nesse capítulo, pois não estou encontrando opções de bibliografia. Minha ideia é abordar a depressão na vida de Elias, Saul e Jó. Também nas narrativas de Salmos e Lamentações de Jeremias. Como é uma monografia, não posso escrever apenas por mim mesmo, mas preciso de citações. Você teria alguma bibliografia para me indicar para esse capítulo?

    Sem mais, parabéns novamente. Caso possa me ajudar ficarei muito grato, mas de qualquer forma, muito obrigado.

    Ismael Matos

    Email: gestao@ibrn.org.br

    Responder

  20. . Livia Lecia
    maio 01, 2015 @ 08:39:50

    amei te conhecer através do livro que ganhei na igreja, ressurreição interior,assim procurei no google mais sobre você. Tenho uma sobrinha adotiva desde os 6 meses,de 09 anos com depressão,ela é ansiosa demais… E minha irmã vai a Sao Paulo,por consultas do marido que tem câncer. Você pode me deixar seu telefone para mesma lhe procurar.. Pois amei seus conselhos e o livro. Agradeço, fique da Paz do Senhor. Livia

    Responder

  21. Maria Bernardete Maia Dantas
    jul 12, 2015 @ 18:34:14

    Dra. Ester, me chamo Maria Bernardete e moro em Salvador-BA, a Senhora poderia me indicar o nome de algum (a) Psicóloga ou Psicanalistas (de preferência), que mora aqui? lhe agradeço.

    Responder

  22. alexandre Nogueira
    jul 18, 2015 @ 22:11:18

    Já envie email para ti ! ainda não tive resposta e até mandei meu histórico clínico e to esperando sua opinião como profissional e como Serva do Senhor !

    Responder

  23. Gislaine de Oliveira
    fev 23, 2016 @ 13:57:54

    Esther
    Gostaria de entrar em contato com vc.

    Responder

  24. Betânia
    fev 01, 2017 @ 02:36:38

    Linda biografia! Parabéns pela caminhada!

    Responder

    • Esther Carrenho
      fev 11, 2017 @ 14:14:30

      Oi Betania. Só agora estou conseguindo ver os comentários. Desculpa a demora. Obrigada, viu? Escreve um resumo da sua também! Beijo

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: